Jun – O governo do Twitter



Jun – O governo do Twitter

Você já ouviu falar de Jun, uma pequena cidade da  Espanha?

Com cerca de 3,6 mil habitantes, Jun usa o Twitter como ferramenta de contato entre  governo e população!

Jun é um dos lugares mais ativos do mundo no Twitter! Diferente de outras cidades, que são administradas com processos burocráticos, Jun se comunica com a prefeitura diretamente pelo Twitter.

Os moradores da cidade são extremamente antenados no que ocorre dentro de Jun, as informações são sempre divulgadas para o público e é possível falar dos problemas da cidade em tempo real, de maneira que todos os habitantes tenham acesso.

A cidade  se organizou tão bem no Twitter que possui contas específicas para serviços específicos. É possível falar diretamente com os responsáveis por cada área.

Resultado de imagem para twitter

O modelo surpreendeu tanto que várias outras cidades da Espanha passaram a se interessar pela nova fora de administração pública e até os EUA se manifestaram em prol de seguir esse exemplo.

Visibilidade pelo MIT

A proposta chamou atenção inclusive do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que se interessou bastante por essa nova forma horizontal de governar e extremamente rápida.

Segundo José Antonio Rodríguez Salas, o prefeito da cidade, o Twitter se adéqua  a uma realidade dinâmica e eficiente por se tratar “da rede social do minuto”.

Foi justamente o prefeito, José Antonio Rodríguez Salas, o grande idealizador desse projeto. Atualmente, cerca de 1 em cada 3 habitantes tem conta na rede social.

Se algum cidadão tem problemas, basta tuitar sobre isso e o mesmo pode ser rapidamente resolvido pelo responsável da área. Problemas que levavam bastante tempo para serem sanados, por questões de burocracia e dificuldade de comunicação, agora se resolvem horas e até minutos.

Mas esse projeto não foi implantado do dia pra noite. Muitos cidadãos não sabiam mexer no twitter e foi necessário que a prefeitura ministrasse alguns cursos.

Hoje a cidade é um exemplo para muitas outras e seu progresso é internacionalmente reconhecido!

 

Curtiu nossa matéria?! Que tal conhecer essa incrível cidade na Espanha!

Não esqueça de tuitar quando for!

Leia essa e outras notícias em nosso Blog Synapse!

 

 

 

 

 

 

Compartilhar


Faça um diagnóstico gratuito!