DCIM – Data Center Infrastructure Management

De acordo com o Gartner Group, as ferramentas de DCIM estão sendo implantadas de forma significativa em mais de 60% ​​dos data centers maiores que 300 metros quadrados na América do Norte.

Os data centers modernos de alta disponibilidade enfrentam o desafio da desconexão entre a infraestrutura predial e a infraestrutura de TI. Estes desafios se tornam mais críticos com a virtualização de servidores e armazenamento de dados que cria um ambiente dinâmico dentro de um ambiente estático, onde as rápidas mudanças na carga computacional provocam o aumento do consumo de energia e dispersão de calor. A alocação ineficiente de aplicativos virtualizados podem aumentar o consumo de energia e concentrar a densidades de calor, causando imprevistos “hot spots” em racks de servidores.

O DCIM centraliza o monitoramento, a gestão e o planejamento de capacidade de forma inteligente para garantir a alta disponibilidade de sistemas de missão crítica. As implementações de DCIM envolvem softwares especializados, hardware e sensores.

O DCIM permite o estabelecimento e o monitoramento de métricas de desempenho dos data centers, tais como o PUE – Power Usage Effectiveness (eficiência energética) e, CUE – Carbon Usage Effectiveness (Uso eficaz do Carbono).

Principais funcionalidades do DCIM:

Coleta de dados

Combina dados de vários dispositivos que se comunicam através de uma ampla gama de protocolos, incluindo SNMP, Modbus, e dispositivos de BACnet.

Mecanismo de cálculo

Permite a construção de fórmulas e cálculos. Cria elementos que podem calcular e armazenar quaisquer dados variáveis definidos por especialistas. Apresenta informações em tempo real e relatórios de tendências e chargeback.

Alertas avançados

Fornece alertas e funcionalidades de controle para infraestrutura de TI e predial através do sistema de gerenciamento de energia (EMS) ou sistema de gerenciamento predial (BMS).

Integrações ampliadas

Entre o BMS e aplicativos de gerenciamento de TI.

Virtualização 3D

Permite visualizar os ativos do data center em 3 dimensões para a melhorar o entendimento do layout e localização dos ativos.

Controle

Atuação de controles para os dois ambientes físicos e virtuais.

Planejamento da capacidade

Simulações de hipóteses para definição da capacidade futura do data center.

Descoberta de ativos

Detecção automática de uma variedade tipos de ativos.

Qual a sua finalidade?

O DCIM pode ser usado para muitas finalidades, tais como: suportar a disponibilidade do data center e requisitos de confiabilidade; identificar e eliminar fontes de risco para aumentar a disponibilidade de sistemas críticos de TI; identificar interdependências entre as infraestruturas de TI e predial para alertar sobre lacunas na redundância do sistema; e auxiliar na modelagem de estruturas de custos de operação e manutenção dos ativos.

Uma aplicação típica do DCIM é melhorar a energia e eficiência energética dos data centers. Nestes casos, as soluções de DCIM permitem medir o consumo de energia para a operação segura em altas densidades de consumo. De acordo com a Gartner Research, as soluções de DCIM podem economizar em até 20 por cento o custo total de propriedade (TCO) do data center através da redução do consumo de energia. Além de medir o uso de energia, outros componentes do DCIM como CFD (Computational Fluid Dynamics) podem ser usados para maximizar o uso do fluxo de ar e eliminar recursos ociosos, como espaço, reduzindo ainda mais os custos de infraestrutura.